Perfil do autor

19/10/2009 at 03:44 Deixe um comentário

Na semana do dia internacional de Atenção a Gagueira, repostamos a seção Perfil do autor que teve a participação de Rina D’Angelo, autora do livro: Autocuidado para pessoas com gagueira.

Rina Tereza D’Angelo Nunes

14 de agosto de 2009

Bacharel em Fonoaudiologia pela PUC-Camp, em 1977 e mestra em Fonoaudiologia pela PUC-SP, em 2007, Rina Tereza D’Angelo Nunes conheceu a área de fonoaudiologia quando fazia o curso de Magistério em 1973. Segundo a professora, na época, a profissão era pouco conhecida, mas, mesmo assim, ela se encantou com a possibilidade de cuidar de pessoas com dificuldades de comunicação. “Hoje tenho certeza que fiz a escolha certa”, palavras de Rina.

A vida em salas de aulas começou em 1979, quando, durante quatro anos, ela lecionou no curso de fonoaudiologia da PUC – Camp, especificamente na área de cuidados às pessoas que gaguejam. Hoje, Rina faz parte do curso de fonoaudiologia da UNEB, ela acompanha a implantação e estruturação do curso, desde 2001. A professora também trabalhou durante um ano na UNIME, em 2006.

Autocuidado para pessoas com gagueira

Em 2008, Rina fez a tradução do livro Self-therapy for the Stutterer, escrito por Malcolm Fraser (Autocuidado para pessoas com gagueira) que foi publicado pela EDUNEB.  A idéia da tradução surgiu da observação feita por um paciente adulto, que ela atendeu por alguns anos e que leu trechos do livro durante a terapia. Segundo a professora, o paciente comentou que embora muitas das informações contidas no livro naquele momento já fossem conhecidas em função do próprio tratamento, se ele tivesse tido a possibilidade desta leitura na adolescência teria não só antecipado a busca de ajuda profissional, bem como acelerado a desmistificação de algumas idéias a respeito dos seus problemas com a gagueira.

O escasso material informativo em língua portuguesa destinado às pessoas que gaguejam, assim como dificuldades de acesso por grande parte da população ao atendimento fonoaudiológico e desconhecimento da ajuda que o profissional fonoaudiólogo pode oferecer mobilizaram Rina a procurar a Sra. Jane Fraser, filha do autor e presidente da Stuttering Foundation of Stutterer of América para a solicitar a permissão para a tradução da obra.

A obra tem por objetivo ajudar em termos de informação e orientação as pessoas que gaguejam, apoiando-as na sua luta por conhecer e conviver melhor com o falante que buscam ser e também o reconhecimento e valorização do trabalho fonoaudiológico, afirma Rina.

rina

Entry filed under: Perfil do autor. Tags: , , , .

Uma comunidade sertaneja: da sesmaria ao minfúndio um estudo de história regional e local Lançamento coletivo de livros da EDUNEB

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


outubro 2009
S T Q Q S S D
« set   dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Twitter EDUNEB

Os posts mais lidos


%d blogueiros gostam disto: